quinta-feira, 29 de março de 2012

Características Gerais dos Seres Vivos

 I- Ciclo Vital
     O Ser Humano nasce, cresce, reproduz-se, envelhece e morre. Nascimento, crescimento, reprodução, envelhecimento e morte constituem o ciclo vital, que é uma característica geral dos seres vivos.

II- Organização Celular
     Como regra geral, a unidade que forma o corpo dos seres vivos é a célula.
     Quanto ao número de células, os seres vivos podem ser:
           Unicelulares: formados por uma única célula;
           Multicelulares: formados por numerosas células
     As amebas e as basctérias são exemplos de seres formados por uma única célula. Eles são, portanto, seres unicelulares.
     Você certamente está mais familiarizado com seres multicelulares, pois os animais e as plantas são seres formados por numerosas células. As células não são apenas as unidades que o corpo dos seres vivos - elas são unidades de funcionamento tambem. por isso, dizemos que a célula é a unidade morfológica (formadora) e fisiológica (de funcionamento) dos seres vivos.
     O estudo da função, ou funcionamento do organismo, é feito pela Fisiologia; o estudo da forma é feito pela Morfologia, ou  Anatomia.
     Existem células de diferentes tamanhos, formatos e funções, mais independentemente dessa grande variação, podemos classificar as células em dois tipos principais: as procarióticas e as eucarióticas.

    Esses tipos celulares apresentam três componentes básicos: a membrana plasmática, que é o envoltório da célula, o citoplasma, material fluido preenchendo seu interior e o material genético e os Orgánulos que é usado para descrever várias estruturas com funções especializadas, delimitadas pela Membrana própria, suspensas no citoplasma das células vivas.

  


 Na célula eucariotica
o material genéticofica separado do citoplasma por uma estrutura membranosa, a cariotéca ou envelope nuclear, constituindo o núcleo.
  
É o tipo celular que forma o corpo de certos organismos unicelulares, como amebas, paramécios e o plasmódio (protozoário cauzador da malária), e de todos os multicelulares, como fungos, plantas e animais.

O núcleo é ausente nas células procarióticas, que são as que formam o corpo das bactérias e cianobactérias, que são unicelulares.
   
         " As moneras, representadas pelas bactérias e cianobactérias (algas unicelulares azuis ou cianofíceas), são procarióticas. São eles, por isso, seres procariontes. Todos os demais seres vivos de organização celular - protistas (protozoários e algas), fungos, animais e plantas - possuem células eucarióticas, sendo por isso chamados seres eucariontes.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário